
Poéticas da diversidade
2020 – Este projeto foi contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Em tempos tão agressivos, tornam-se ainda mais necessárias as sutilezas e as brechas de uma arte capaz de gerar proximidades e escuta potente entre todas as pessoas. A Cia Dança sem Fronteiras desde sua criação em suas oficinas, residências, Jams e espetáculos acolhe as singularidades das estruturas dos corpos e possibilita uma dança para todos, de todas as cores, tamanhos, idades, com ou sem deficiência. Uma forte sinergia é criada e ninguém fica de fora ou parado, todo mundo dança. A pesquisa continuada é o elemento fundamental para garantir está sinergia juntamente com a precisão, eficiência e qualidade artística do trabalho da Cia Dança sem Fronteiras.
A Cia constata que está sinergia vem principalmente de uma prontidão de todos os seus integrantes estando preparados para responder à diferentes situações através de muitas vivências, práticas de educação e criação com a dança e a diversidade. Todo o elenco sempre participa ativamente das ações de formações e vivências educacionais realizadas juntamente com os processos de criação de novos espetáculos. A pesquisa continuada permite que as investigações e estudos de metodologia sejam contínuos; teóricos e práticos. A regularidade do estudo e prática da técnica de improvisação proporciona aos bailarinos da Cia a terem está prontidão. Na improvisação no método de DanceAbility praticado pela Dança sem Fronteiras, quatro elementos são centrais para se estar presentes e responder as mais diversas situações: – SENSAÇÃO físicas do corpo – RELACÃO com o outro e com o espaço, – TEMPO dinâmicas e pausas e a COMPOSICÃO desenhos criados no espaço utilizando os elementos anteriores.A Cia Dança sem Fronteiras em seus projetos e ações cria potentes pontes entre as artes e as habilidades de cada indivíduo rompendo fronteiras entre a dança e a diversidade.
POÉTICAS DA DIVERSIDADE possibilitou à Cia Dança sem Fronteiras a realizar o espetáculo Ciranda de Retina e Cristalino, assim como inúmeras oficinas, Jams de dança e residências com artistas convidados.











