Conexões

2012

Esse projeto Site Specific foi resultado de um curso de extensão/residência com duração de dois meses na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Por conta da localização do espaço onde a residência se deu, na Praça Roosevelt, uma área aberta que tem ao seu redor uma concentração de espaços de vanguarda da cena teatral da cidade, e da diversidade de participantes, com habilidades mistas, de formações diversas e vindos de várias regiões da cidade, a companhia deu início a uma pesquisa sobre as relações possíveis com o espaço urbano.

O Site Specific saiu da Escola e ocupou os espaços da praça num cortejo dançante que, em seu caminho, direcionava os olhares e a atenção dos transeuntes tanto para as pequenas e grandes construções da praça e entorno, quanto para o espetáculo que se construía a partir de pequenas cenas e estruturas de improviso. O artista-cidadão e o cidadão-artista como sujeitos de mudanças no espaço urbano. A dança como ponte entre o cidadão e a cidade. A ação contou com intérpretes/bailarinos com deficiência motora, deficiência visual e ossos de vidro.

Ao final, frequentadores da praça eram convidados a dançar. O espetáculo usou textos produzidos pelos alunos nas oficinas, e as coreografias foram criadas com base nas improvisações.

“Acredito que a dança é inclusiva. Ver um trabalho como esse é sentir essa certeza, ultrapassar limites, fronteiras corporais. É sensível e sutil”. Maria Inês (participante do projeto)