Fernanda Amaral

Diretora e fundadora

Fernanda Amaral fundou PATUÁ DANCE, em 1993 no País de Gales, uma companhia de Dança-Teatro que trabalhava com a comunidade criando performances de dança e dança-teatro. Com a companhia, realizou numerosas apresentações em festivais europeus e na televisão no Brasil e na Europa. Em 2005, criou o Patuá DanceAbility, com bailarinos com e sem deficiência realizando residências e espetáculos no Reino Unido.

Em 2010, Fernanda criou em São Paulo a DANÇA SEM FRONTEIRAS que desde sua criação realiza oficinas de dança e apresentações em teatros, museus e diversos SESCs da capital e interior, participou nos festivais Sencity no MAM, Vozes do Corpo e Mostra Internacional Mais Sentidos no Teatro Sérgio Cardoso, entre outros. Em 2013, foi contemplada pelo Prince Claus Fund for Culture and Development (Holanda) e pelo ProAc de Produção de Espetáculo de Dança com a criação de  OLHAR DE NEBLINA; em 2015/2017 pela 19º edição do Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo e em 2018 pela  23º  edição do Edital de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Formação

Em 2003, formou-se como professora de DanceAbility por Alito Alessi (USA), criador da técnica. Em 2001, graduou-se em Educação (Bachelor of Education with Honours), pela Universidade de Cardiff (Reino Unido) com especialização em treinamento, com a defesa de tese “O aprendizado e reconhecimento de outras culturas através da dança no sistema educacional como reconhecimento e formação de sua cultura”.

Sua formação, com estudos no Brasil, na Argentina, na Espanha, nos EUA, na França, na Holanda e no Reino Unido, inclui Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Danças Brasileiras, Consciência Corporal, Dança-Teatro, Contato Improvisação, Tai Chi Chuan e Butoh.

Prêmios no reino Unido e Brasil

2013 – Prince Claus Fund for Culture and development –projeto Dança sem Fronteiras na escola estadual de tempo integral Alfredo Paulino (para desenvolver uma residência artística na escola por 1 ano).

2009  Bonnie Bird New Choreographs – Prêmio de coreógrafa por mérito de trabalho.

Sadle’s Wells Theatre-The Big Intensive – Participação de treinamento de aperfeiçoamento para 25 coreógrafos, escolhidos de vários países.

2007 – Wales Arts International – Criação de espetáculo e workshops inclusivos, 5th Ciclo Multicultural do Centro da Cultura Judaica, Brasil.

2006 – Wales Arts International – Trabalho com população indígena local em projeto na Guatemala.

2005 – Arts Council of Wales – Desenvolvimento profissional nos Estados Unidos em DanceAbility com Alito Alessi.

2004 – Go Wales – Treinamento na Argentina, Tango e DanceAbility.

1999 – Lisa Ulman -Treinamento e apresentação de “Body Weathre” na técnica de Butoh, na França.

Atuação Profissional

Fernanda apresentou-se e ministrou cursos em inúmeros festivais incluindo, Brooklyn Academy of Music, ‘Next Wave’ Festival (Nova Iorque), Jacob’s Pillow (Philadelphia), Yellow Spring Institute (Pennsilvania), Alverno College (Milwaukee), Walker Arts Centre (Minneapolis); The Place (Londres), festival WOMAD-Word of Music and Dance, criado pelo musico Peter Gabriel (Ilhas Canárias, Praga, Inglaterra, Espanha), Marato del Espetacle (Barcelona); Huzur Vadisi (Turquia), Centro Cultural Banco do Brasil- (RJ).

Fernanda criou e coordenou vários projetos artísticos e educacionais inclusivos no Reino Unido e no Brasil. Há mais de vinte cinco anos desenvolve projetos voltados para habilidades mistas e desde 2005 incorporou ao seu trabalho a formação em DanceAbility. Trabalha com êxito a diversidade, incluindo todas as faixas etárias e, principalmente, as diversas habilidades. Sua metodologia obteve plena aceitação na Europa e nas Américas. Desde 1986, ministra cursos de dança na América Latina, nos EUA e na Europa em universidades, escolas, centros comunitários, escolas de dança e de teatro e festivais. Ela ministrou e coordenou cursos nas escolas de teatro Macunaíma e Celia Helena – SP, Alcobendras e Cedrama em Madri, no Welsh Colleged of Music and Drama e Glamorgan University no País de Gales, nas escolas de dança Steps e Klaus Vianna em SP, no The Place, Chapter e Rubicon no Reino Unido. Realizou intercâmbios culturais incluindo projetos de dança; na Irlanda em Dublin de 1997 a 2001, com adultos, crianças e artistas locais; na Guatemala em 2007 com mulheres e crianças; em São Paulo em 2005 com Cia Galesa e em 2009 com a Escola Amorim Lima e uma escola no País de Gales.

De 1997 a 1999, ensinou e formou vários grupos de dança na Irlanda do Norte e na Irlanda do Sul, incluindo sua participação no curso de formação para Arte Educadores com a organização CAFE, (Atividade Criativa para Todos), em Dublin. Ela colaborou com ICON, como diretora artística para várias apresentações no dia de St. Patrício em Dublin e com a Parade Northen Inner City com 400 participantes, ganhou um prêmio de originalidade.

Em 1998 e 1999, trabalhou como diretora artística para o Festival Mela de Edimburgo com oficinas em centros culturais e escolas locais. O projeto culminou com uma performance multicultural envolvendo música escocesa e brasileira, dança e fotografia. Em 1999, ela trabalhou como coreógrafo geral para o Carnaval Belfast com mais de 600 participantes. Em 2000, Fernanda trabalhou com a Down to Earth, companhia de teatro, coreografando sua entrada no desfile de St. Patrick´s Day com 300 bailarinos em Dublin.

Fernanda organizou Intercâmbio Cultural entre o País de Gales e o Brasil, levando artistas brasileiros em turnê no País de Gales e artistas britânicos em turnê no estado de São Paulo, patrocinados pelo Arts Council of Wales e Wales Arts Internationa.

Durante 18 anos Fernanda dirigiu Patuá Dance coreografando uma média de 2 novos espetáculos por ano de dança-teatro para apresentações em diversos festivais.

Projetos, Oficinas e Espetáculos

Realizados, dirigidos e coordenados por Fernanda Amaral entre 2004 e 2016

2004 -2005 – País de Gales/ Inglaterra / Turquia/ República Tcheca / Brasil

Intercambio Cultura entre Brasil e País de Gales em parceria com o Arts Council Wales, com apresentações em 11 parque da cidade de São Paulo e na Favela Monte Azul espetáculo e palestra para 200 educadores.

São Paulo e Santos – performances abertas em diversos parques da cidade com o espetáculo Saudade, com bailarinos e músicos de diversas nacionalidades.

Oficinas e residências de dança na Inglaterra, Turquia, República Tcheca.

2005 – País de Gales/ Inglaterra/ Itália/ Irlanda

Na Itália em Milão ministrou workshops de DanceAbility.

No País de Gales realizou palestra no Festival de Cultura Latino-Americana no Chapter Arts Center e treinamento para bailarinos e professores sobre diversidade cultural e reconhecimento das diversidades na criação de oportunidades para todos. Oficinas de dança na Irlanda, Escócia e Inglaterra.

2006 – País de Gales/ Inglaterra / Espanha / Guatemala

Na Espanha ministrou oficinas de danças brasileiras no festival WOMAD para 500 pessoas. Na Guatemala em colaboração com artista plástica escocesa coordenou projeto multicultural com diferentes gerações de população indígena finalizado com uma apresentação aberta em uma praça pública com mais de 100 participantes.

2007 – Pais de Geles/ Brasil/ França

Em São Paulo, Escola Amorim Lima – oficinas e intercâmbio cultural com escolas no Reino Unido. Na Inglaterra residência no festival WOMAD com o workshop “Learn to Laugh with Your Body” (Aprendendo a Sorrir com o Corpo)

Em São Paulo participação do – 5º Ciclo Multicultural do Centro da Cultura Judaica com oficinas para participantes de todas as idades e habilidades incluindo moradores de rua e pessoas com deficiência. Realização de um espetáculo.

No País de Gales residência no Chapter Arts Center com bailarinos de habilidades mistas e realização de um espetáculo com os participantes. Oficinas de dança na Inglaterra e França com criação de espetáculos de rua.

2004 – 2008 – Reino Unido / Irlanda/ Brasil

Workshops de DanceAbility.

Criação e apresentação do espetáculo de dança e contação de histórias “Era uma vez”, em teatros e escolas do País de Gales. Realização de projetos de dança para a rede de ensino primário e secundário com criação de espetáculos no Reino Unido e Irlanda.

2009 – País de Gales/ Inglaterra/ Portugal

No País de Gales criação e turnê do espetáculo “Paisagem-Memory Lanscape” Pesquisa com o grupo Dançando com a Diferença Ilha da Madeira em Portugal

Residência no Sadler´s Wells Theatre em Londres.

2010 – País de Gales/ Inglaterra/ Brasil

Workshop de habilidades mistas em seminários organizados pela Organização Arts Disability Wales sobre novos espaços criativos e artísticos para e com pessoas com deficiência. Projeto de workshop e criação de espetáculo para escola com alunos com deficiência auditiva. Série de workshops e espetáculos com habilidades mistas em várias cidades. Coordenação e realização do treinamento profissional de uma bailarina com Síndrome de Down no País de Gales.

Criação da Cia Dança sem Fronteiras

2011– Brasil

Em Florianópolis- Participação e assistência no curso de treinamento com Alito Alessi para professores de DanceAbility.

Palestras sobre DanceAbility em Porto Alegre.

Em São Paulo – oficinas para grupo de teatro afásico Ser em Cena e Instituição Nosso Sonho. Cursos organizados pela POIESIS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, finalizando com uma apresentação de dança improviso com crianças, jovens e adultos com e sem deficiências no parque da Água Branca.

2012 – Brasil

Cia Dança sem Fronteiras realiza apresentações nas Viradas Culturais, no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), no Sesc Belenzinho. Oficinas de dança acessível no MAM – agosto a dezembro

Realiza palestra e vivência sobre Arte e Inclusão na Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP/EPM; para o XII Curso de Verão em Psicobiologia com 40 estudantes de todo o Brasil de Pós-graduação em Psicobiologia.

Oficina e apresentação no Simpósio de atividades inclusivas do SESC realizado no SESC São Carlos.

Palestras sobre uma educação inclusiva em Porto Alegre e para professores da Escola Municipal de Iniciação Artística em São Paulo.

2013 – Brasil

Criação e apresentações com Cia Dança sem Fronteiras do espetáculo NA MESMA CENA na Mostra Internacional Mais Sentidos no Teatro Sérgio Cardoso e em Mauá (grande São Paulo) para 700 professores da rede pública.

Criação e apresentação com a Cia Dança sem Fronteiras do espetáculo de rua EM CENA na praça Roosevelt.

Cia Dança sem Fronteiras apresenta e realiza oficinas na Virada cultural de São Paulo, do interior, no festival SENCITY no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), realiza curso para crianças no SESC Pinheiros (maio á julho) e SESC Vila Mariana (outubro a novembro). A Cia. realiza residência artística na Escola Estadual de Tempo Integral Alfredo Paulino.

Curso de Extensão Cultural SP Escola de Teatro.

Curso Corpo Escultórico no Família MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e oficinas de dança no SESC Pompéia na Virada Cultural Inclusiva

2014 –Brasil/ Mexico

Participação do espetáculo e residência “Todos los Cuerpos Hablanno” Mexico com bailarinos de 10 países e dirigido por Alito Alessi.

Cursos intensivos de Extensão Cultural na SP Escola de Teatro.

Criação e direção de Conexões uma intervenção urbana com 33 participantes (bailarinos, atores, músicos entre outros participantes) na praça Roosevelt em SP.

Criação e direção do espetáculo OLHAR DE NEBLINA com estreia em São Paulo

Ampliação da residência da Cia Dança sem Fronteiras na Escola Estadual de Tempo Integral Alfredo Paulino para envolver mais crianças, professores e funcionários. Criação de um documentário sobre o projeto de residência.

Oficinas no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), no SESC São Carlos, no ISE Vera Cruz e no Festival de teatro de Registro.

2015 Brasil/ Uruguai

DanceAbility Master Teacher Orientation (Formação como professora especialista em DanceAbility) com Alito Alessi e professores de DanceAbility de mais de vários países em Montevideo.

Turnê do espetáculo OLHAR DE NEBLINA nas Fabricas de Cultura de SP.

Apresentação e oficinas parte do evento “Em movimento – dança e acessibilidade” No MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) organizado pelo Museu da Dança.

Cia Dança sem Fronteiras foi contemplada pela 19º edição do Fomento à dança para a cidade de São Paulo com projeto Novas Fronteiras do Olhar

2016/2017 – Brasil

Coordenação e direção do projeto Novas Fronteiras do Olhar.

Turnê do espetáculo Olhar de Neblina e oficinas pelos teatros estatais e SESCs da cidade de São Paulo e interior.

Criação e estreia do espetáculo Frestas do Olhar.

Residência artística com a Cia Dança sem Fronteiras no CCSP e na Universidade Anhembi Morumbi