Conexões Portas Abertas Sem Fronteiras – Brasil + Argentina
Setembro/Outubro/Novembro de 2024 – Este projeto foi contemplado pelo edital do IBERESCENA.
CONEXÕES PORTAS ABERTAS SEM FRONTEIRAS com DANÇA SEM FRONTEIRAS E ANDARES DANZA INCLUSIVA
Artistas: Fernanda Amaral (Brasil) e Cláudia Gasparini (Patagônia)
- Coprodução ações/ intervenções – PORTAS ABERTAS ALÉM DAS FRONTEIRAS
- Oficinas nos dois países
- 1 Jam online
- Compartilhamento nas rede social do projeto
Proposta: As duas companhias farão oficinas com os dançarinos de ambos os países e o movimento de cada um com sua perspicácia e beleza refletindo as culturas distintas dos dois países e celebrando sua diversidade de linguagem. Encontro e residência na Patagônia – San Martin em Neuquem com as duas companhias e aberta a comunidade.
Também será realizada uma “Jam interativa” de forma remota, para que outras pessoas de outros territórios possam participar e compartilhar da metodologia das duas companhias e do trabalho em andamento.
OBJETIVOS:
- Expandir, desenvolver a pesquisa e colaboração entre Brasil e Patagônia através da Dança sem Fronteiras e da Andares Danza Inclusiva/ DanceAbility International entre a dança e o improviso de todos corpos diverso.
- Promover a acessibilidade na dança e possibilitar o acesso a dança a todos os público.
- Criar um nova ação/intervenção de dança contemporânea em coaboração entre duas culturas e bailarinos com e sem deficiência.
- Compartilhar e contar a trajetória no campo da dança e a diversidade, criando um espaço de troca e memória.
- Ampliar as platéias para a dança.
- Promover a acessibilidade à dança contemporânea, incentivar a prática profissional acessível e propagar uma arte acessível a todos.
- Abordar, de uma forma poética, questões que vivemos hoje.
- Incentivar e estimular a reflexão sobre a diversidade por meio de ações de dança profissionais e contemporâneos de com bailarinos com e sem deficiência.
- Promover a reflexão sobre a dança como uma arte acessível, que reflita a diversidade social.
- Desenvolver a acessibilidade à dança contemporânea, à arte de maneira geral, incentivar a prática profissional acessível e propagar os conceitos envolvidos neste projeto.
- Romper e questionar rótulos e preconceitos em torno dos conceitos de “dança”, “deficiência” e “profissionalismo”.
- Expandir o interesse na abordagem inclusiva do trabalho da Dança sem Fronteiras e da Andares Danza Inclusiva/ DanceAbility International, nacionalmente e internacionalmente.
- Realizar oficinas, ações de mediação a dança e a criação que inclui a diversidade de seus participantes.
Ensaios, Pesquisa e Filmagens – com a Dança sem Fronteiras – Tema Pedra e Vento – cidade
A Andares Danza Inclusiva, é destinado a todas as pessoas com ou sem deficiência e realiza atividades que incluem aulas abertas, oficinas para o público em geral e jornadas de formação para pessoas que trabalham em relação a pessoas com deficiência. Durante os 9 anos deste projeto, foram ministradas aulas abertas em Neuquén capital, Rincón de los Sauces, Chos Malal, Junin de los Andes, Cipolletti e San Martín de los Andes. Foram formados dois elencos que realizam apresentações e intervenções e colaboram com a divulgação da inclusão e da dança em escolas, centros de atenção à terceira idade e espaços recreativos. Andares Danza Inclusiva colaborou com mais de 100 instituições da província e participou do encontro latino-americano de dança e integração também na capital.
Ensaios, Pesquisa e Filmagens – com a Andares Danza Inclusiva – Tema Pedra e Vento – cidade