Frestas Poéticas: cartografia do corpo diverso no urbano
2022 – Este projeto foi contemplado pela 31ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
A Cia Dança sem Fronteiras em 2022 completará 12 anos e desde que iniciou suas atividades na cidade de São Paulo vem quebrando barreiras e preconceitos muitas vezes conectados ao mundo das habilidades e a dança. A Cia durante estes anos vem pesquisando e desenvolvendo sua própria linguagem contemporânea de dança, circulando pela capital e interior com espetáculos e atividades educacionais, criando e formando novos públicos para a dança.
A poética e linguagem própria da Dança sem Fronteiras vem encantado e emocionando diversas platéias, mostrando que as diferenças somam, transformam e libertam o olhar para a beleza do diverso. Em tempos tão agressivos, tornam-se ainda mais necessárias as sutilezas e as brechas de uma arte capaz de gerar proximidades e escuta potente entre todas as pessoas. A Cia Dança sem Fronteiras desde sua criação oferece espetáculos e ações ao vivo e online com recursos de acessibilidade. O trabalho da Cia nestes quase 12 anos vem mostrando que através de uma prática totalmente embasada na acessibilidade, em técnicas de dança-teatro, improvisação, DanceAbility e estudo de composição coreográfica é possível criar espetáculos profissionais de dança com participantes de habilidades mistas. A Cia cria em suas ações e espetáculos potentes pontes entre a dança e as habilidades de cada indivíduo rompendo fronteiras entre a arte, a dança e a diversidade. A Cia tem um repertório de mais de 10 espetáculos incluindo obras para o palco italiano, espaços abertos e telas (virtuais). Em 2021 e 2022 foi contemplada com o prêmio Denito Gomes. Em 2021 por seu trabalho de dar acesso a dança com o espetáculo Olhares dos Sapatos e em 2022 pela plasticidade de seu espetáculo Ciranda de Retina e Cristalino.
FRESTAS POÉTICAS -CARTOGRAFIAS DO CORPO DIVERSO NO URBANO, fomenta e retoma o trabalho da Cia de ocupação do espaço público, saindo agora das telas para o espaço aberto e voltando a reinvindicar a cidade como um lugar de todos com suas danças e hibridismos de expressões.
Frestas Poéticas: cartografia do corpo diverso no urbano: além de dar continuidade a pesquisa da Cia com ensaios semanais, realizará;
- 8 VÍDEODANÇAS
- 12 APRESENTAÇÕES PERFORMÁTICAS
- 7 OFICINAS ABERTAS
- 10 JAMs
- 4 IMERSÔES,
- 1 RESIDÊNCIA
- 1 PUBLICAÇÃO
- EXPOSIÇÃO
- 10 APRESENTAÇÕES do espetáculo CIRANDA DE RETINA E CRISTALINO
Para acompanhar o projeto: