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Dança sem Fronteiras na mídia

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“Frestas no Olhar” reivindica a rua como lugar de todas as dançasDança para Todos – crítica Por Amanda Queirós

(Sobre o espetáculo “Frestas do Olhar”, da Cia. Dança Sem Fronteiras, apresentado entre 28 de setembro e 2 de outubro de 2016 no Semanas de Dança 2016, Centro Cultural São Paulo)

O olhar ao qual a Cia. Dança Sem Fronteiras se refere no título de seu mais novo trabalho deve ser entendido em seu sentido ampliado. Ele não fala apenas da abertura de novas perspectivas no campo visual, mas de novos regimes de percepção que afetam o corpo por inteiro quando ele precisa lidar com as singularidades do outro e do espaço que o cerca.

Apresentada nas áreas de convivência do Centro Cultural São Paulo, a coreografia de “Frestas do Olhar” segue duas linhas. Em alguns momentos, adota justamente os movimentos que são comuns a todo o elenco, formado por bailarinos com e sem deficiência, colocando-os para dançar juntos de forma igual. Em outros, investiga as particularidades de cada um ao colocá-los para explorar o ambiente de forma improvisada.

Acessórios utilizados cotidianamente para mobilidade, como muletas, cadeiras de roda e andadores, ganham aqui novos usos. Eles são apresentados tanto como cenografia quanto como ferramentas que ajudam a criar novas possibilidades de dança, abrindo margem para uma abordagem poética desses recursos.

A certa altura, as bailarinas calçam sapatos com saltos altíssimos. Tal como as muletas, eles também funcionam como próteses e ajudam a organizar o corpo de uma forma diferente. Isso acontece ainda de outra forma quando seu uso é subvertido e eles são “calçados” nas mãos – por que não? Entre o acordeon e instrumentos de sopro, o duo Beto Sporleder e Daniel Muller, que acompanha o elenco ao vivo, troca o sapateado de lugar para fazer percussão.

Os sapatos estão presentes no trabalho por causa de versos de Paulo Leminski recitados pelos bailarinos: “Chego às vezes a suspeitar que os poetas, os verdadeiros poetas, são uma espécie de erro de programação. Aquele produto que saiu com falha, assim, entre dez mil sapatos um sapato saiu meio torto.”

Eles também remetem ao caminhar, um ato aparentemente simples, mas fisicamente complexo. Em uma das cenas, a companhia propõe uma reflexão sobre ele: enquanto a mecânica do passo é descrita, os bailarinos andam lentamente. Com isso, os aspectos objetivos do gesto são contrapostos pelos subjetivos, que ganham força ao serem executados pelos bailarinos todos juntos, unidos.

A presença de “Frestas do Olhar” fora da caixa cênica convencional potencializa o diálogo entre a crueza do mundo cartesiano e a poesia da subjetividade. Ao colocar seu elenco espalhado por um espaço tradicionalmente de passagem, a diretora Fernanda Amaral reforça um discurso de inclusão e de igualdade ao fazer uma dança mais próxima da vida como ela é.

Sem a redoma das quatro paredes do teatro e as luzes que ofuscam quem está em cena, o artista precisa mirar no olho do público e aprender a dividir o espaço com ele – enquanto o público também aprende a partilhar daquele momento com o artista. É uma atitude cheia de riscos, especialmente para quem se apresenta, e é difícil não pensar aqui que o dia a dia de quem tem alguma deficiência é repleto deles. Dançar na rua reivindica esse lugar como um espaço o qual todos têm direito de ocupar – e que fica sempre menos duro com um pouco mais de poesia.

http://www.dancaparatodos.com.br/app/event/11

Dança, sombras e inclusão
POR JAIRO MARQUES
Folha de São Paulo – 30/09/14

Sou fã de iniciativas que juntam a diversidade humana, que misturam possibilidades, características.

Tenho sempre um pé atrás daquelas feitas para “eles” ou por “eles”, como se eles fossem pessoas a parte da sociedade. O bacana é propagar o nós,incentivar maneiras de valorizar a pluralidade de formas de manifestar a arte,o trabalho, os esportes.

E foi com a intenção de explorar o espírito das múltiplas maneiras de movimentos coordenados do corpo, que a Companhia “Dança sem Fronteiras” exibi o espetáculo “Olhar de Neblina”.

Na obra, bailarinos completinhos se misturam a pessoas com deficiência (cegos e um cadeirante) em ritmo, coreografia, saltos e representação!

O espetáculo, que é gratuito, baseia-se em obra do filósofo e fotógrafo cego Evgen Bavcar e explora o escuro, a névoa, as sombras por meio de um jogo de luzes que levará ao espectador a novas formar de ver.

O Palco é em todo lugar
Entrevista Revista D+ (número 11) 2016

Os movimentos, ora ensaiados, ora improvisados podem ser apresentados na rua, no teatro ou em parques. Não há apenas uma história em cena, mas inúmeras, em que a construção é proposta por todos, formando um único elemento. A dança tem múltiplas facetas: a escolhida aqui é a contemporânea, com o espetáculo Frestas do Olhar, é marcada em passos firmes, dançada em pé, sentada, no chão.

A Cia Dança sem Fronteiras foi criada em 2010 por Fernanda Amaral, após morar por 20 anos na Europa e sempre trabalhar com projetos multiculturais. “Sempre trabalhei com pessoas de vários países, de várias culturas e com diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança etc”, conta. “Então, uníamos todas essas culturas e linguagens e nos apresentávamos, geralmente, nas ruas, em lugares onde uma apresentação não é esperada e para um público que não iria ao teatro”, explica a bailarina.

Foi esse o ponto de partida que levou Fernanda a desenvolver trabalhos que ela chama de “diferentes habilidades”, unindo pessoas com e sem deficiência. “Ganhei vários prêmios referente a esse trabalho no Reino Unido, inclusive prêmios para poder desenvolvê-lo. Foi nesses projetos que ficou muito clara a importância de serem apresentados em espaços públicos, já que, normalmente, as pessoas não esperam que um cadeirante ou uma pessoa com baixa visão, por exemplo, possa dançar profissionalmente”.

São sete bailarinos, três com deficiência. Gabriel Souza Domingues,19 anos, tem baixa visão. O jovem talento nasceu com retinose pigmentar (RP), que é a degeneração da retina. As pessoas com RP têm perda gradual da capacidade de enxergar. Hoje, Gabriel tem cerca de 20% da visão.

“Tenho o DRT, documento que comprova o registro profissional na área, e formação técnica em dança. Comecei a me interessar por esse mundo aos 8 anos por conta da minha irmã mais velha, que também é bailarina”, conta.

Outro jovem com paixão pela arte da dança é Icaro Rodrigues Grave, 26 anos, também integrante da Cia Sem Fronteiras. Ele tem paralisia cerebral e descobriu em 2014 que seu cainho era a dança depois de participar do Projeto Vocacional, no Centro Cultural da Penha, zona leste de São Paulo.

“Eu moro em Guarulhos e demoro duas horas para chegar aqui, é uma luta constante para poder driblar a dificuldade de mobilidade. Mas nós temos que passar por cima disso, porque se não, nem saímos de casa. São muitos os empecilhos, mas a fé é o que nos move”, desabafa Icaro.

O espaço que a Cia frequenta para os ensaios e também para a s oficinas abertas ao público é o Centro Cultural São Paulo (CCSP), localizado próximo à estação Vergueiro, da Linha Azul do metrô. “Desde que eu criei a companhia, eu ‘namoro’ o CCSP, por ser um lugar totalmente acessível. Conseguimos esse espaço depois que tivemos o apoio do Fomento à Dança, um apoio financeiro municipal para manter a companhia”, revela Fernanda Amaral.

Um dos principais esforços da Cia Dança Sem Fronteiras é trabalhar com as universidades para que possam formar professores de dança com deficiência. “É muito comum ver dançarinos e professores de dança fora do Brasil. Aqui esse tipo de coisa ainda tem muita dificuldade para se disseminar. Precisamos de mais visibilidade, até mesmo para que escolas e faculdades ofereçam acessibilidade e entendam essa demanda de futuros artistas”, afirma Fernanda.

A dança é um caminho seguro para muitas descobertas pessoais e, como ficou claro com as experiências acima, para a inclusão. Icaro afirma: “ Foi através da dança que eu tive a possibilidade do autoconhecimento, de vivenciar coisas diferentes. A dança proporciona a chance de você se amar mais, porque você lida com seu corpo e com seus sentimentos, e é ali que você expressa tudo”.

Gabriel também pontua o que aprendeu com Fernanda Amaral sobre habilidades mistas. “O nome já diz: habilidades, e não deficiência. Somos artistas, dançarinos com deficiência e não deficientes que dançam.”

Acessibilidade está no DNA da Escola de Teatro Ivan Cabral

“É loucura, não vai dar certo”, ouvi muita gente dizer – dentre tantas outras vezes em minha vida – quando decidimos reservar as vagas na recepção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco a transexuais e travestis.

Ivam Cabral é ator, diretor, dramaturgo e diretor executivo da Escola de Teatro

Esse foi o primeiro passo em nossa perseverante – e que dura até hoje – batalha por algo que eu, particularmente, gosto de chamar de acessibilidade. Sim, acessibilidade. Daqui a pouco explico o porquê.

Daquele início até agora, nos dedicamos a uma infinidade de outras iniciativas voltadas à acessibilidade. A começar pelas adaptações em nosso espaço físico, como banheiros acessíveis, rampa de acesso e elevador. Foi a adoção desse tipo de política que possibilitou que tivéssemos conosco, por dois anos, Gerson de Souza, um aprendiz cego, que concluiu, em 2012, os quatro módulos do curso de Sonoplastia. E hoje, temos a honra de abrigar a atriz Maria Alice Vergueiro em uma residência artística. E, em nosso quadro de colaboradores, contamos com o diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro. Ou seja, as cadeiras de rodas não representam qualquer problema para nós.

Nossa preocupação não poderia ficar limitada às paredes da Escola. E, como compartilhar conhecimento é uma das principais vocações da Instituição, passamos, cada vez mais, a firmar parcerias e oferecer ao público informações relevantes sobre a área.

Em agosto, graças a uma parceria nossa com o Governo do Estado de São Paulo, o MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), o British Council, via plataforma Transform, o Sesc-SP e a Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), promovemos o seminário “Arte sem limites”, no MAM. O evento contou com a participação de membros da Shape Arts, organização empenhada em fazer pessoas com deficiência participarem plenamente no setor cultural das artes.

Marcos Abranches, coreógrafo e bailarino que em julho ministrou o workshop “Despertar do corpo no espaço”, aqui na Escola, também era um dos palestrantes.

Também em agosto, três cursos incríveis iniciaram suas atividades por aqui. Promovidos por nosso setor de Extensão Cultural, “Dança sem Fronteiras”, “Interpretação de Espetáculos em LIBRAS” e “Introdução à Audiodescrição para Teatro” mobilizaram participantes, com ou sem deficiência, mas, acima de tudo, interessados em travar contatos com o outro, aceitando e desejando a diversidade.

Como prova de que trabalhamos com os melhores profissionais da área, vejamos à Mostra + sentidos, realizada recentemente no Teatro Sérgio Cardoso. Lá estavam alguns dos envolvidos nesses cursos: Marcos Abranches, Fernanda Amaral com o projeto Dança sem fronteiras, e Lívia Motta (orientadora de Introdução à audiodescrição para teatro), que participou de um bate-papo.

http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2013/11/acessibilidade-esta-no-dna-da-escola-de-teatro.html

A dança sem fronteiras

A dança é, antes de tudo, uma manifestação intrínseca ao ser humano. Sendo assim, por que haveria de existir qualquer espécie de limitação a essa forma de arte? Pensando nisso e com a intenção de romper as barreiras que separam as pessoas da dança é que a coreógrafa, bailarina, atriz e pesquisadoraFernanda Amaral criou, em 2010, o Dança sem Fronteiras.

Em três anos, o projeto cresceu, foi convidado a participar de vários eventos, como a virada inclusiva de 2012, no MAM, e até virou curso de Extensão Cultural na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

As aulas do curso, que tiveram início em agosto e vão até 3 de outubro, têm como objetivo preparar e incentivar profissionais para trabalharem com o movimento e a dança de cada participante acolhendo a diversidade, assegurando que ninguém fique isolado e que todos possam participar igualmente do processo criativo.

Aula do curso (Foto: Ricardo Teles)

Fora da SP Escola de Teatro, o trabalho de Fernanda também aponta férteis possibilidades. Recentemente, ela foi selecionada em um Edital da Prince Claus Fund for Culture and Development(Holanda) para aplicar seu projeto em uma escola pública de São Paulo. “Fernanda Amaral é uma das mais engajadas dançarinas e educadoras do Brasil. Ao longo dos anos, ela tem batalhado para levar o mundo da dança às pessoas com deficiência”, observa a fundação.

O Edital garante verba para que ela aplique seu projeto na Escola de Tempo Integral Alfredo Paulino Endereço, no Alto da Lapa, com os estudantes do ensino fundamental. “Já estamos na escola fazendo um projeto piloto. A ideia é realizar uma residência artística, não um simples projeto de arte-educação, mas sim levar efetivamente a arte para dentro da escola. É importante que as crianças tenham contato com o processo artístico. Esse conceito tem tudo a ver com a SP Escola de Teatro e a forma como ela surgiu, com o Satyros e os outros grupos da Praça Roosevelt”.

A residência de Fernanda começará em outubro deste ano e se estenderá até novembro de 2014, com quatro horas semanais de atividades. Ela trabalhará com as crianças, que assistirão a ensaios, terão contato com bailarinos – dentre os quais vários são portadores de deficiência física – e com uma forma de dança contemporânea não muito conhecida por elas, basicamente movida por improvisação.

Durante esse tempo, pequenos documentários registrarão o processo. E, a cada três meses, serão organizadas apresentações da companhia para as crianças e os pais e das crianças para os pais.

“Focamos na habilidade, no que cada um pode trazer para o projeto. Uma das coisas que despertaram a curiosidade da Prince Claus Fundo foi sobre qual seria o tema e como o desenvolveríamos. A história não chega pronta, ela vai nascendo a partir de quem está no projeto”, explica Fernanda.

A artista contará com dois profissionais para realizar a residência: um assistente, o bailarino profissional Beto Amorim, e uma assistente-aprendiz, Lucinéia Filipe dos Santos, que tem baixa visão e participa de seu curso na SP Escola de Teatro.

“Ser deficiente nunca é o tema, o destaque de nosso trabalho”, diz Fernanda (Foto: Ricardo Teles)

Trabalhar com habilidades mistas, para Fernanda, é um dos fatores mais instigantes nesse processo. “Tento buscar a fisicalidade, trabalhar a individualidade e deixá-la transparecer no trabalho coletivo. Isso também é o que faço no curso de Extensão Cultural. Muitas vezes, os alunos chegam à conclusão de que quanto mais pessoas diferentes estiverem no curso, mais elementos eles terão para criar e mais interessante ficará a composição”, ressalta.

Além da dança, o projeto contará, esporadicamente, com a participação de um músico que vai interagir com as crianças e um artista plástico que vai desenhar o processo e incentivar as crianças a registrarem suas impressões através de desenhos.

“Este é meu trabalho há mais de 20 anos. A diversidade que traz a riqueza e a identificação do outro. A arte é isso, algo que te faz refletir, que propõe novos caminhos. Se você vê uma arte com a qual você pode se identificar, você percebe que pode fazer também. Isso muda a sociedade, cria novos parâmetros”, observa a coordenadora.

Proporcionar uma espécie de inversão de papeis é uma das consequências de se trabalhar no terreno da diversidade. Dessa forma, mais que conhecer, coloca-se na própria posição do outro, numa troca que proporciona grande aprendizado às duas partes, e não apenas ao deficiente. “É interessante não só para o deficiente, mas para todos. Por exemplo: no curso eles me pedem para trazer vendas, para saber como é ficar cego. E, enquanto o cadeirante não quer usar a cadeira de rodas, os demais fazem questão de experimentar, fazem fila, revezando”, comenta Fernanda.

Apresentações

No dia 3 de outubro, às 14h30, como conclusão do curso “Dança sem fronteiras”, Fernanda vai dirigir os participantes em uma apresentação na Praça Roosevelt, com os músicos convidados Beto Spoleder e Daniel Muller. Mais informações em breve.

E, no dia 16 de outubro, às 19h, a artista e alguns participantes do curso e do seu grupo, o Patua DanceAbility, se apresentarão no Teatro Sérgio Cardoso, pela Mostra + Sentidos.

Texto: Felipe Del – SP Escola de Teatro